Todos os dias, o ser humano costuma perder centenas de fios de cabelo. Entretanto, no caso de quem fez cirurgia para reverter a obesidade, essa perda é muito maior. A queda de cabelo pós cirurgia bariátrica pode ser provocada por diversos motivos, mas os mais comuns são a rápida perda de peso e alterações nutricionais. Felizmente, ela costuma ser reversível e o cabelo volta a crescer novamente.
A queda de cabelo pós cirurgia bariátrica é normal?
Embora existam poucos estudos que correlacionam efetivamente o efeito da cirurgia bariátrica à queda de cabelo, o procedimento pode favorecer este quadro.
Para se ter uma ideia, pesquisadores da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) analisaram 17 estudos sobre manifestações dermatológicas pós bariátrica e a queda de cabelo aparecia em cinco deles como uma das queixas.
Por que a queda de cabelo pós cirurgia bariátrica acontece?
Existem alguns motivos pelos quais a queda de cabelo após a cirurgia bariátrica pode acontecer. São eles:
Qual a relação entre a perda de peso, a resposta do corpo à cirurgia e a queda de cabelo?
Além das questões nutricionais, os pacientes de cirurgia bariátrica já apresentam dois riscos principais para a queda de cabelo: uma cirurgia grande e uma rápida perda de peso. Esses fatores são algumas das causas do eflúvio telógeno, uma condição que se caracteriza pelo aumento da queda diária de fios de cabelo. Geralmente, a causa está associada a algum evento que aconteceu três meses antes do início da queda.
Os folículos capilares humanos têm dois estados principais: uma fase de crescimento (anágena) e uma fase dormente ou de repouso (telógena). Todos os fios de cabelo começam a vida na fase anágena, crescem por algum período de tempo e então passam para a fase telógena, que dura cerca de 100 a 120 dias. Depois disso, o cabelo irá cair.
Tipos específicos de estresse físico ou emocional – como uma cirurgia grande ou uma perda brusca de peso – podem alterar o ciclo de vida capilar e aumentar o número de fios de cabelo na fase telógena. Isso significa que, em vez de perder de 100 a 120 fios por dia, o paciente pode perder de 200 a 300 fios.
Quais deficiências nutricionais podem causar queda de cabelo pós bariátrica?
Após a cirurgia bariátrica, o corpo pode apresentar deficiências em certos nutrientes e minerais que podem levar à queda de cabelo. Veja alguns a seguir:
Ferro – os níveis ideais de ferro para a saúde do cabelo não foram estabelecidos, mas há evidências de que um nível de ferritina abaixo de 40ug/L está altamente associado à queda de cabelo em mulheres.
Zinco – a deficiência de zinco foi associada à perda de cabelo em estudos com animais e em humanos. A deficiência de zinco é um problema bem conhecido após alguns tipos de bariátrica.
Proteína – a baixa ingestão de proteínas está associada à queda de cabelo. Estudos limitados sugerem que os pacientes com perda de peso mais rápida ou maior estão em maior risco.
Vitaminas A, C e as do complexo B – a falta destes nutrientes também está associada à queda dos fios e à perda de saúde dos cabelos, como um todo.
Como tratar a queda de cabelo pós cirurgia bariátrica?
Pode ser impossível prevenir a queda de cabelo após a cirurgia bariátrica, pois se trata de uma resposta natural do corpo à cirurgia, grande perda de peso e deficiências nutricionais. Mas existem maneiras de amenizar o problema e revertê-lo, estimulando o crescimento dos fios:
Atenção: é importante lembrar que os pacientes devem ser orientados antes e depois da cirurgia sobre a necessidade de ajustes alimentares, suplementação e acompanhamento com diversos profissionais de saúde, para evitar carência nutricional.
Conteúdo relacionado
Referências