Ciclo do Cabelo

O CICLO DE CRESCIMENTO DO CABELO TEM 3 FASES:

A todo momento, 10% a 15% do nosso cabelo cai, esse é um processo natural e faz parte de um ciclo de crescimento do cabelo saudável.

O ciclo de crescimento do cabelo é um mecanismo muito importante que regula o crescimento dos pelos no corpo todo, neste processo, componentes chamados de proteoglicanos são fundamentais para a regulação do mecanismo de ação do folículo do cabelo.

O folículo do cabelo saudável é capaz de produzir e fazer os fios crescerem.

1ª FASE ANÁGENA – CRESCIMENTO

Aproximadamente 85-90% dos cabelos estão crescendo ativamente. Duração média: 3 anos mas pode ser mais longa.

2ª FASE CATÁGENA - TRANSITÓRIA

Essa fase é chamada de período de regressão, aproximadamente 1% do cabelo está nessa fase. As papilas dérmicas que compõem a raiz do cabelo auxiliam na nutrição do fio e ao se desconectarem do folículo, encerram a fase de crescimento do cabelo. Duração média: 1-2 semanas apenas.

3ª FASE DE REPOUSO TELOGÊNESE

Aproximadamente 10-15% do cabelo está nesta fase em qualquer momento. Uma vez que o cabelo atinge seu potencial de crescimento total, ele fica inativo no folículo até ser liberado. O folículo, então, produz um cabelo novo, iniciando assim uma nova fase de crescimento e concluindo o ciclo. Duração média: 3-4 meses.

Nourkrin Nourkrin
1
2
3
FASE DE CRESCIMENTO ANAGÊNESE
FASE DE TRANSIÇÃO CATAGÊNESE
FASE DE REPOUSO TELOGÊNESE

O CICLO DO CABELO INTERROMPIDO

Independentemente da causa da queda de cabelo ou do problema de crescimento do cabelo, o ciclo de crescimento do cabelo é quase sempre afetado. Uma interrupção do ciclo de crescimento do cabelo normal pode causar queda elevada e crescimento mais fraco, levando a um cabelo fino e escasso. As principais causas de um ciclo do cabelo interrompido podem ser:

Alimentação desbalanceada

Uso de medicamentos

Diabetes, hipotireoidismo e anemia

Tabagismo

Stress

Produtos químicos e procedimentos para o cabelo

Alterações hormonais

Doenças genética

Gestação e amamentação

CONSEQUÊNCIAS DO CICLO DO CABELO INTERROMPIDO

1ª FASE DE CRESCIMENTO REDUZIDO

A duração da fase de crescimento é reduzida e todo o ciclo de crescimento do cabelo é afetado.

2ª FASE DE TRANSIÇÃO PRECOCE

Quando a fase de crescimento é reduzida, o folículo do cabelo entra na fase de transição antes do normal.

3ª FASE DE REPOUSO PROLONGADA

À medida que mais cabelos entram na fase de repouso prematuramente, a fase de repouso normal se prolonga, causando aumento da queda. Uma fase de repouso prolongada significa que poucos folículos do cabelo reentram a fase de crescimento, o que resulta em fraqueza ou falta de novo crescimento (isto é muitas vezes citado como folículos do cabelo dormentes).