8 mitos sobre queda de cabelo que você precisa saber

Existem algumas crenças populares e mitos sobre a queda de cabelo que podem atrapalhar a busca pelo tratamento ideal e até fazer mal à saúde. Continue a leitura e saiba o que é verdade ou não sobre o assunto:

1- Lavar o cabelo todos os dias causa queda dos fios

A lavagem apenas solta os fios que já estão em fase de queda. É normal perder entre 50 e 100 fios de cabelo por dia, mas esse valor depende do comprimento e da espessura do fio. Pessoas com cabelo mais curto ou fino tendem a perder menos fios, já pessoas com cabelo comprido ou grosso podem perder entre 150 e 200 fios em um dia de lavagem.

Além disso, quem lava o cabelo com menos frequência – uma ou duas vezes por semana – também pode notar um aumento na queda no dia da lavagem. Isso ocorre por causa do acúmulo de fios que já estavam para cair. Mas atenção: se você notar uma perda de fios além do normal, procure ajuda especializada.

2- Cortar o cabelo deixa os fios mais fortes

Esse talvez seja o mito mais comum envolvendo cabelo. Embora cortar os fios possa melhorar o aspecto do cabelo – já que elimina as pontas duplas e maltratadas pelo sol, calor e químicos – ir frequentemente ao salão não influencia a velocidade de crescimento.

Aparar o comprimento do cabelo vai torná-lo mais cheio e com movimento, o que pode dar a impressão de que está mais saudável e de que crescerá mais rápido. É importante lembrar que os fios crescem em um ritmo constante, e não é possível fazê-los crescer ou não apenas cortando a parte visível.

3- Usar chapéu ou boné regularmente faz o cabelo cair

Outro mito muito comum, principalmente entre os homens. Você pode usar chapéu, boné ou touca o quanto quiser, pois isso não irá causar queda de cabelo. O que esses itens podem provocar, assim como os elásticos de cabelo, é a quebra dos fios ou até mesmo arrancá-los, se estiverem muito apertados.

4- Caspa contribui para a queda do cabelo

A caspa em si não causa queda de cabelo. No entanto, quando é severa, pode fazer com que a pessoa coce o couro cabeludo com tanta força que o machuca, arrancando fios e prejudicando o crescimento natural.

Além disso, a inflamação repetida nos folículos capilares pode causar danos e formação de cicatrizes, retardando ou interrompendo o crescimento do cabelo. Isso faz com que os cabelos fiquem fracos, ralos, e sejam são facilmente arrancados na escovação ou ao coçar o couro cabeludo.

A questão aqui é tratar o que está causando a caspa, que pode ser:

  • Pele seca;
  • Dieta;
  • Estresse;
  • Reação a produtos para os cabelos;
  • Problemas dermatológicos – dermatite seborreica, eczema, psoríase e micose.

5- Queda de cabelo é uma herança genética da parte da mãe

Estudos já mostraram que a queda de cabelo pode ser uma herança genética de apenas um ou de ambos os lados da família. Homens e mulheres desenvolvem a alopecia androgênica –nome dado à perda de cabelo por condições genéticas–, que é a causa mais comum de queda de cabelo em todo o mundo.

Neste caso, a pessoa herda genes que fazem com que seus folículos capilares encolham e, eventualmente, parem de crescer. Esse tipo de queda de cabelo se desenvolve desde a adolescência, mas pode se tornar aparente só depois de algum tempo, por volta dos 40 ou 50 anos.

Embora tanto homens como mulheres tenham o problema, ele se manifesta de forma diferente entre os gêneros. Nas mulheres, por exemplo, o primeiro sinal perceptível costuma ser o afinamento dos fios, mas a região central do couro cabeludo é mais acometida. Já nos homens, as áreas mais afetadas são a coroa e a região frontal, próxima à testa.

6- Lavar cabelo com água fria previne queda de cabelo

A água fria ajuda na melhora da circulação sanguínea, previne o frizz e sela as cutículas capilares, dando a impressão de fios mais alinhados. No entanto, não há relação alguma com a prevenção da queda de cabelo.

7- Queda de cabelo é sempre resultado do envelhecimento

Ao longo dos anos, a maioria das pessoas nota alguma perda de cabelo porque o crescimento dos fios diminui. Com o tempo, os folículos capilares param de crescer, o que faz com que os fios fiquem mais finos. Mas a perda de cabelo não é causada apenas pelo envelhecimento. Existem várias razões para a queda de cabelo, como:

  • Condições hormonais;
  • Estresse físico e emocional;
  • Dietas restritivas;
  • Hábitos de vida;
  • Fatores genéticos;
  • Pós-parto;
  • Doenças de pele.

8- Homens sofrem mais com a queda de cabelo

A queda de cabelo é um problema igualmente comum em homens e mulheres. A diferença está em como se manifesta em cada gênero: nos homens, o padrão de queda começa na linha frontal do cabelo e na coroa. Já nas mulheres, ele se espalha por todo o couro cabeludo –por isso o problema pode ser menos aparente nelas.

Referências

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade. Conheça nosso Portal da Privacidade e veja nossa Política.

OK